Eduardo Silva e José Leo Gonçalves, naturais de Vila Real estão integrados profissionalmente na Junta de Freguesia de Arroios ao abrigo de um Contrato de Emprego-Inserção + (CEI+). Já Paulo Garcia, também natural de Vila Real, está integrado nesta entidade, através de um Contrato Emprego em Mercado Aberto.
Após serem sinalizados pelos serviços do Centro de Emprego de Vila Real, foram encaminhados para a equipa do CRIP (Centro de Recursos para a Inclusão Profissional) da A2000. O Eduardo e o José foram encaminhados para IAOQE (Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego), para se proceder à análise das suas competências pessoais e profissionais. Posteriormente realizaram uma experiência laboral no âmbito do serviço de Apoio à Colocação. Findo este período, a entidade mostrou disponibilidade em receber o Eduardo e o José Leo para a realização de um CEI+ dando continuidade ao desenvolvimento das suas competências. O Paulo Garcia acompanhado no âmbito do Apoio Pós-Colocação, foi integrado através de um Contrato Emprego em Mercado Aberto.
No seio desta entidade o José Leo explicou as tarefas que desenvolve: “Faço a limpeza dos espaços exteriores, como por exemplo a limpeza de valetas, a recolha de lixos”. Descreveu que o apoio da A2000 foi fundamental para a melhoria da sua qualidade de vida: “É muito positivo para mim estar aqui na Junta de Freguesia, sinto-me ocupado e já tenho dinheiro para gerir melhor o meu dia-a-dia, tornando-me mais autónomo.” Já o Eduardo, que desenvolve a função de assistente administrativo demonstra a verdadeira essência da inclusão: “É positivo ter sido integrado na Junta de Freguesia porque saio de casa, convivo com outras pessoas, mas acima de tudo sinto-me valorizado. Apesar da minha incapacidade, consigo mostrar às outras pessoas que também sou capaz de realizar tarefas de forma adequada. E isto tudo só foi possível graças ao trabalho realizado por parte da A2000.” Ambos reforçam e agradecem a oportunidade dada pela entidade na definição do seu percurso profissional.
Por sua vez o Paulo, que já exerce tarefas na junta de freguesia há 3 anos, iniciando o seu percurso profissional através da medida de emprego Contrato Emprego Inserção + (CEI+) reforça a importância desta ligação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O Paulo é um exemplo de superação e evolução e isso transformou-se no vínculo à entidade através do Contrato Emprego em Mercado Aberto. Quando questionado sobre as tarefas que desempenha refere: “Faço tudo o que o Presidente manda, seja na limpeza no exterior, como algumas tarefas no interior da Junta. Já estou aqui há tempo suficiente, e já sei como a entidade funciona. Obrigada Presidente por esta oportunidade”.
Ivo Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Arroios, evidencia a importância da responsabilidade social na inclusão de pessoas portadores de deficiência: “Ao longo dos últimos anos na Junta de Freguesia de Arroios, conseguimos mostrar que se as instituições semelhantes à nossa tiverem o cuidado de se adaptar e reorganizar em função das necessidades dos colaboradores com incapacidade, as tarefas e deveres com atendimento ao público, limpeza e manutenção de espaços verdes, assistentes operacionais nas escolas primárias, entre outras, conseguem ser desempenhadas em toda a sua plenitude e profissionalismo. A nossa responsabilidade social enquanto responsáveis por uma organização pública, o facto de na nossa freguesia estarem identificados casos de pessoas com deficiência com muita dificuldade em acederem ao mercado de trabalho, fez com que se procurasse uma solução conjunta para os integrar na Junta de Freguesia e com isso continuar a prestar um papel de excelência às pessoas que cá habitam.
Ao longo das duas declarações referiu a A2000 como fundamental no apoio tanto aos clientes que acompanha, como às entidades: Para haver uma integração eficiente é preciso ter em conta todos os aspetos envolvidos, desde conhecer e dinamizar as diversas candidaturas ao IEFP e outras organizações disponíveis como apoios à pessoa com deficiência ou incapacidade, analisar as necessidade das juntas de freguesias, conhecer aprofundadamente as dificuldades e mais valias dos colaboradores com deficiência, perceber quais os colaboradores com capacidade e dinâmica para as diversas atividades diárias da junta de freguesia, explicar que processos e sistemas de trabalho precisam de ser alterados para promover a execução perfeita das tarefas ao acompanhamento diário e semanal junto dos mesmos na execução dessas mesmas tarefas, o apoio da A2000 é essencial para o sucesso de todo este processo.
Fátima Teixeira,
Técnica de Apoio