Dia 15 de novembro, realizou-se uma Assembleia-Geral Ordinária (em formato presencial e digital) para aprovação da revisão do orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.
O Programa de Ação foi estruturado de forma a responder aos Objetivos Estratégicos do quadriénio 2024 a 2027. Estes foram definidos no âmbito de 3 vertentes, a saber: Clientes e Serviços; Aprendizagem e Desenvolvimento; e Gestão Estratégica.
CLIENTES E SERVIÇOS:
Neste ano de 2025 pretende-se:
– Dar continuidade aos projetos transitados do ano anterior: Formação Profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI); Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF); Intervenção Precoce na Infância (IPI); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Centro de Atendimento, Acompanhamento e reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD); Centro de Recursos para a Inclusão (CRI – Ministério da Educação); Projetos locais – Espaços de Convívio para idosos – que decorrem nos concelhos de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Lamego; atividades ludicopedagógicas para pessoas com deficiência – que decorrem em Armamar e Tabuaço.
– Concluir as obras financiadas pelo projeto PARES 3.0. e estabelecer os Acordos de Cooperação com a Segurança Social para as 5 respostas sociais previstas (2 Lares Residenciais, 2 Residências de Autonomização e Inclusão, 1 Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – CACI).
– Expandir a oferta de serviços, diversificar os projetos e públicos-alvo, nomeadamente ao nível da: Formação Profissional (expandir para outros concelhos); CRIP, IPI; CRI; Projeto cofinanciado pelo Prémio Caixa Social da CGD para doentes mentais; iniciar a construção de uma ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos); Implementar candidaturas efetuadas ao Instituto Nacional de Reabilitação, ao Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030) – Portugal Inovação Social para constituição de Parceria para a Inovação Social e ao Fundo de Sustentabilidade – Six Sences Douro Valey.
Em termos globais, durante o ano de 2025, através dos serviços transitados e dos que se prevê iniciar, abranger-se-ão 1053 clientes.
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
O Sistema de Gestão de Qualidade da A2000 responde à norma EQUASS, que vai manter, respondendo aos seus indicadores e fomentando a participação e responsabilização dos stakeholders, para se manter um desempenho responsivo às necessidades dos intervenientes e com qualidade ao nível metodológico, humano e físico.
GESTÃO ESTRATÉGICA
A este nível pretende-se cumprir a Missão e as políticas internas, gerindo os riscos advindos dos contextos sociopolíticos nacionais e locais, o que se adivinha complexo, pois conciliar a responsabilidade social de dar voz e oportunidade aos mais vulneráveis e simultaneamente enfrentar todas as demandas financeiras que a concretização das ações previstas envolve, exigirá grande rigor, planificação e cooperação de todos os stakeholders.
REVISÃO DO ORÇAMENTO PARA 2024
Foi aprovado por unanimidade a Revisão do Orçamento para o ano 2024.
ORÇAMENTO PREVISIONAL PARA 2025
O Orçamento Previsional para 2025 é de 3.762.497€, prevendo-se um resultado líquido positivo de 60.350€. Devido a todas as obras de requalificação do edifício da sede da A2000, designadamente as obras ao abrigo do programa PARES 3.0, o endividamento à Banca é elevado e vai aumentar.
Todos os documentos estão disponíveis para consulta no site da A2000: www.a2000.pt/programa-de-acao/.
Em suma, 2025 será para a A2000 um ano marcado pela expansão de novos serviços e todos os desafios daí advindos.
Marina Teixeira, Diretora Técnica